terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Maleta para pintura [TUTORIAL]

     Bem, eu tenho  uma maleta em MDF que encomendei há um tempo atrás, na qual guardo alguns materiais de pintura, mas é como diz o ditado: "casa de ferreiro, espeto de pau", até então nunca tinha customizado essa maleta, e é o que vamos fazer nesta postagem.
      Basicamente, o processo consiste na técnica de decoupage utilizando o 'papel ceda'. Mas agora vamos iniciar o processo:



1.  Faço a aplicação de Base Acrílica em toda a peça impermeabilizando a superfície, visando o fechamento dos poros da madeira antes do recebimento da tinta, evitando desta forma que a madeira absorva muita tinta. Pode-se utilizar o selador, ou ainda, a goma laca.






Após a secagem, aplicar mais uma demão de base acrílica. A base é solúvel em água, podendo desta forma, ser diluída. Particularmente, aplico ela sem diluir.









2. Aplicar a base sempre na mesma direção (horizontal ou vertical) com o pincel. Se julgar necessário, dependendo do seu objetivo, pode-se utilizar o rolo para espalhar melhor a base, que além de impermeabilizar a madeira, também dá um fundo mais trabalhável para quando for aplicar a tinta.














3.  Lixar a peça para obtenção de um acabamento liso.
O numero da lixa influência no acabamento que deseja obter. Neste caso, usei lixa para madeira nº 120, que é uma lixa fina.






4. Após a aplicação da base, apliquei uma demão de tinta branca acrílica, já que a técnica aplicada será a decoupage e dependendo do papel utilizado se você aplicar ele na peça só com a base, provavelmente irá "aparecer" os traços do mdf, então é sempre bom aplicar uma mão de tinta acrílica branca.





5. Escolher a cor da tinta utilizada na parte interna. Neste caso, utilizei um cinza claro que obtive misturando o banco com preto, já que não tinha esta cor no momento.





6. Aguardar a secagem da tinta e aplique mais uma demão, ou até mais, caso seja necessário.




7. Após a secagem da tinta, na parte interna da maleta, faça a colagem do papel ceda na parte externa da maleta.




8. Recortar o papel nas medidas corretas da área da maleta. É sempre bom colocar alguns centímetros passando da medida real, para eventuais problemas.






9. Para fazer a colagem eu utilizo a cola branca diluída em um pouco de água.









 10. Dependendo da área da caixa, ou nesse caso, da maleta e do tipo de papel utilizado para a decoupage, prefiro passar a cola diretamente na madeira ao invés do papel. Por se tornar mais fácil de se trabalhar e manusear o papel para evitar que ele fique com aparência enrugada.





11. Fazer a colagem por etapas. Passo a cola em uma área da maleta e estico um pouco o papel e colo. Repetir o processo até terminar de cobrir a área. Tirar as rebarbas com um estilete.








12. Se vocês repararem na foto, irão verificar áreas enrugadas, que se deu por não ter retirado todo o ar na hora da colagem.








13. Então para ajudar a deixar a maleta com a menor quantidade possível de enrugamento, é bom utilizar um pano fino, usando força moderada, pois pode acabar rasgando o pepel que se encontra úmido devido a cola diluída. Aplicando a força de dentro para fora.






14. Após terminar toda a colagem do papel, utilizei a tinta preta para pintar as bordas das divisórias internas  e as bordas externas da tampa, para dá um toque de sombreado.


15. Depois de todo o trabalho realizado, é só passar o verniz e aguardar a secagem.






E ficou assim:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar